top of page

Vencedores das primeiras bolsas Acebra: quem são e o que fazem?

Atualizado: 23 de nov. de 2023

Parabéns aos quatro pesquisadores vencedores! Sem dúvida, todos aqueles que apresentaram as suas propostas desempenham um papel crucial na colaboração entre Espanha e Brasil e tornam-se embaixadores da Acebra para a promoção da cooperação científica entre ambas as nações. Nossos mais sinceros parabéns a todos!



Mini biografia e objetivos:

  • Sheila Andreoli Balen

Possui Graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria (Rio Grande do Sul), Mestrado em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e

Doutor em Psicologia (Neurociências e Comportamento) pela Universidade de São Paulo (USP). É professor do Curso de Fonoaudiologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Fonoaudiologia da UFPB e UFRN.


Objetivo do seu pedido de bolsa Acebra: Colaboração técnico-científica na área de diagnóstico e acompanhamento de bebês e crianças com indicadores de risco para o desenvolvimento infantil através de medidas eletrofisiológicas da audição (Frequência após resposta) .

Local de destino: Grupo de Pesquisa em Neurociências Cognitivas da Brainlab, Departamento de Psicologia

Clínica e Psicobiologia, Faculdade de Psicologia e Instituto de Neurociências da Universidade de Barcelona.

Professor colaborador: Dr. Carles Escera.




  • Sandro Fernandes da Silva

Pós-graduada novamente em Educação Física

Universidade de Santa Cecília (Santos, Brasil), Doutor em Atividade Física e Ciências do Esporte pela Universidade de Léon (Léon, Espanha). Atualmente é professor do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Lavras (Lavras, Brasil).

É orientador do Programa de Pós-Graduação em Nutrição e Saúde e líder do Grupo de Pesquisa em Respostas Neuromusculares. Atua como pesquisador na área de Respostas Neuromusculares ao Treinamento Esportivo, Controle de Carga de Treinamento e Suplementação Esportiva.

Objetivo do seu pedido de bolsa Acebra:

“Estudar os EFEITOS DA CO-INGESTÃO DE CAFEÍNA E SUCO DE BETERRABA EM ESFORÇOS EXPLOSIVOS E DE ALTA INTENSIDADE.”

Local de destino: Departamento de Habilidades Motoras Humanas e Desempenho Esportivo Faculdade de Ciências da Educação

Universidade de Sevilha, Espanha.

Professor colaborador: Dr. Raúl Domínguez Herrera



  • Luiz Carlos Teixeira Coelho Filho

É Cartógrafo (IME), Mestre em Informática (UFAM) e Planejador Urbano e Regional (UFRJ). É servidor público municipal, à disposição do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (IPP) Pereira Passos e professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Desenvolve pesquisas na área de Fotogrametria e Sensoriamento Remoto, e em Cadastro Territorial Multifinalitário.


Objetivo do seu pedido de bolsa Acebra:

A bolsa oferece ao Dr. Luis a oportunidade de visitar e colaborar com o GIFLE Universitat Politècnica de València (UPV), onde terá a oportunidade de apresentar a última versão do software que ajudou a desenvolver chamado e-fotoe você poderá iniciar um trabalho conjunto de desenvolvimento ou expansão do software, ampliando assim seu alcance e a colaboração entre Brasil e Espanha nesse tema.

Local de destino: DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CARTOGRÁFICA,

GEODESIA E FOTOGRAMMETRIA da Universidade Politécnica de Valência (UPV), Espanha.

Professor colaborador: Dr. José Luis Lerma García







  • Liana Chesini Rossi

É bióloga e mestre em Biologia onde estuda diversidade e Manejo da Vida Silvestre pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS). É professora de Ecologia na Universidade Estadual Paulista (UNESP) onde estuda interação ecológica em florestas tropicais. Atua na Amazônia desde 2016 e atualmente faz pós-doutorado no Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro. Em sua pesquisa, estude o impacto da extração do fruto do açaí na interação ecológica e nos sistemas socioecológicos.


Objetivo do seu pedido de sacola Acebra: Automatizar a identificação de interações açaí-frugívoros e desenvolver um pipeline metodológico focado em interações planta-animal que possa ser estendido a outras formas de interação ecológica. Liana espera entender o impacto da exploração do açaí na dispersão de sementes na floresta amazônica. A bolsa permitirá realizar o treinamento do software MegaDetector e assim eliminar possíveis resultados falso-positivos na identificação de espécies utilizando um banco de dados coletado na região amazônica.

Local de destino: Estação Biológica de Doñana, Conselho Superior de Investigação

Científica (EBD-CSIC), Sevilha, Espanha

Professores colaboradores: Dr. Pablo Villalva e Dr. Pedro Jordano




Comments


bottom of page