top of page

Pedro Sánchez se reúne com a ACEBRA em sua viagem oficial ao Brasil

Atualizado: 9 de mar.

No dia 7 de março, no Instituto Cervantes em São Paulo , véspera do Dia da Mulher, a Acebra teve a oportunidade de se reunir com o Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, acompanhado da embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios.


Da esquerda para a direita: o vice-presidente da Acebra, Marcial Fernández, a embaixadora da Espanha no Brasil, María del Mar Fernández-Palacios, o presidente do governo da Espanha, Pedro Sánchez, a presidente da Acebra, Verónica Arán e a secretária de Acebra, Javier Amadeo.

 

Durante o encontro, a presidente da associação, Verónica Aran, teve a oportunidade de apresentar Acebra à delegação do governo espanhol juntamente com o vice-presidente, Marcial Fernández, e o secretário, Javier Amadeo. Também estiveram presentes, alguns dos sócios da Acebra, Juliana Ribeiro, Sandro Fernándes, Yuri Tavares Rocha e Emilio del Moral, puderam participar e acompanhar a diretoria nesta reunião institucional.

 

No encontro, Pedro Sánchez teve a oportunidade de discutir e conhecer as linhas de trabalho da Acebra e os últimos avanços na ciência e na cooperação entre Espanha e Brasil. A associação agradeceu muito o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil, da Fundação Ramón Areces (FRA) e da RAÍCEX, sem os quais não poderiam desenvolver sua atividade. Da mesma forma, a nossa associação teve o privilégio de convidar pessoalmente o presidente do governo para o próximo encontro internacional da Acebra e entregou em mão o resumo das atividades da associação, apresentou a nova diretoria da RAICEX e seu decálogo para promover a internacionalização da Espanha sistema de ciência e inovação.

 

Durante o encontro foram discutidas oportunidade de colaboração da Acebra com as seguintes linhas de atuação:

 

· A assinatura dos 4 Acordos de Entendimento entre Espanha e Brasil, o Acordo entre CNPq e a Agência Estadual de Pesquisa e o acordo entre CDTI e FAPESP como passos essenciais para a consolidação da cooperação entre os dois países;

· A importância de estudar estes acordos e discutir como eles podem ser transformados em programas com recursos para sua implementação;

· A participação das associações científicas na concepção de novos programas;

· O reforço de programas de cooperação institucional, por exemplo, com recursos de mobilidade para investigadores e estudantes;

· Necessidade de maior apoio por parte das empresas privadas envolvidas na pesquisa científica.

 

No mesmo evento tivemos a oportunidade de conversar com o diretor do Instituto Cervantes de São Paulo, Juan Manuel Casado Ramos, e com o ex-ministro da Ciência, Inovação e Universidades, Pedro Luque, atual presidente da Hispasat.

 

O Presidente do Governo, Pedro Sánchez, tem sido muito receptivo e com grande interesse em conhecer a missão e visão da associação. Na Acebra estamos muito gratos pela oportunidade de discutir ciência e cooperação com os mais altos representantes do Governo de Espanha. Da mesma forma, aproveitamos para agradecer o apoio da Embaixada da Espanha no Brasil por ter organizado este inesquecível encontro institucional com a nossa associação.









Comments


bottom of page